quarta-feira, 29 de abril de 2009

10% + 90% = 100%

 

Esse texto acho que serve para mais pessoas, no geral, sem discriminação.

Tenho tentado aplicar essa rotina, mas devido ao meu temperamento meio explosivo, e minha péssima “atuação” ao desfarçar, muitas vezes não consigo.

Eu recebi por email, ha muito tempo atrás, e lembro quase que somente da “essência” do texto, mas acho que vou conseguir passar essa idéia.

 

O dia é dividido em 10% e 90 %.

10% São Fatos que você não tem controle.

90% É a forma como você reage a esses fatos.

A prova que isso realmente pode influênciar o nosso dia, viu mostrar num exemplo simples e até que dramático demais abaixo.

Reação 1: Logo de manha, a família toma café. Derrepente, sem querer o filho derruba o café na roupa de trabalho de seu pai. seu pai fica puto da vida, começa a chingar e brigar com o filho. O filho acaba saindo correndo e se tranca no quarto. O pai vai atrás batendo na porta com força dizendo “Venha aqui, você tem que ir pra escola, sai logo!” , o menino faz birra e demora para sair do quarto. Quando finalmente sai, ambos estão atrasados. O pai, acaba dirigindo com imprudência para não chegar atrasado no trabalho, ja que ainda tem que deixar o seu filho na escola. Por estar em alta velocidade, acaba sofrendo um acidente.

Um acidente que teve origem numa xícara de café derramada.

E se fosse diferente?

Reação 2: Logo de manha, a família toma café. Sem querer, o filho derruba café na roupa de trabalho de seu pai. Seu pai fica puto da vida, mas ao invés de gritar e brigar com o filho, ele simplesmente diz : –Filho, você precisa tomar mais cuidado. (em tom sério).  O filho, logo pede desculpa, ja com cara de quem sabe que fez algo errado. O pai, diz, “tudo bem, mas preste mais atenção”. O pai troca de roupa e o filho acaba de se arrumar. como o filho não ficou assustado e nem fez a birra de se trancar no quarto, não houve atraso. O pai e o filho saem de casa. os dois chegam ao seu destino sem que nada lhes aconteça.

Foi um exemplo bem dramático, mas acredito que não “surreal”.

Acredito que tenha ficado claro o que a REAÇÃO sobre um FATO pode causar.

Quantas vezes no dia você reage sem pensar? ou quantas vezes no dia poderia reagir diferente?

Eu pelo menos, tenho tentado aplicar isso de reagir diferente em certas ocasiões, algumas vezes tenho conseguido.

E você?

Não acha melhor tentar?

1 comentários:

Heloisa Ikeda... disse...

Acho!
Eu já tinha lido algo parecido com isso tbm... Definitivamente a nossa reação aos acontecimentos pode mudar muita coisa em nossas vidas...
Mas confesso que costumo reagir mal a certas coisas, ou as vezes engolir o orgulho pra não entrar em uma briga....

bjs